aparelhos ortodônticos

APARELHO FIXO X APARELHO MÓVEL

O aparelho ortodôntico fixo é o mais antigo e mais utilizado pelos dentistas atualmente, pois é simples, muito eficaz e tem custo de manutenção acessível. Este aparelho é composto por braquetes metálicos que são colados aos dentes. Nos braquetes é encaixado o fio metálico que “desentorta” os dentes e são presos por elásticos, as bandas metálicas nos últimos dentes (do fundo) servem para sustentar o aparelho. Devido a sua estrutura, este tipo de aparelho suporta desde desalinhamentos simples até os mais severos.

O aparelho móvel é utilizado principalmente em crianças, feito de resina acrílica e fio de aço inoxidável, são apoiados na gengiva bucal e nos dentes para fazer uma leve pressão e levar a correção dos dentes. O aparelho é recomendado para pacientes que precisam de uma leve correção e também exige disciplina, pois depende totalmente do paciente quanto ao uso.

Cada aparelho tem uma indicação precisa e quem vai determinar qual o melhor tipo e quanto tempo de tratamento é a arcada dentária do paciente. Cada caso é um caso e cada aparelho é projetado e planejado para corrigir aquele caso da melhor maneira e em menor tempo possível.

No Comments

Be the first to start a conversation

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.