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A IMPORTÂNCIA DA FICHA DE ANAMNESE

2016 by Ana Carla Martinelli

A anamnese tem por finalidade conhecer por completo o seu cliente. Através de um questionário sobre históricos clínicos, familiares, fatores genéticos, intolerâncias a medicamentos ou alimentos, tabagismo, padrões de vida, atividades físicas, tratamentos a que está sendo submetidos etc. A anamnese tem como objetivos estabelecer o contato inicial com o seu cliente. Esse procedimento é o principal instrumento para chegar a um diagnóstico de confiança.

EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE SE FAZER UMA ANAMNESE:
Anamnese livre: A ficha está em branco e o cliente conta à história da própria doença, o profissional anota tudo que o cliente conta.
Anamnese dirigida: É a mais usada pelos profissionais da estética, as perguntas já estão prontas e são abertas e fechadas, nela o profissional dirige as perguntas especificas ao cliente, nesse método o profissional deve fazer perguntas simples, de acordo com o nível de entendimento do cliente, para que o entrevistado entenda com clareza. O local onde a anamnese é feita, deve ser privado, sem ser interrompido. Além da entrevista já pré preparada para o cliente responder, é preciso fazer o exame físico, uma avaliação biométrica e alguns outros procedimentos. No exame físico, deve começar pela investigação visual, procurando sinais. Depois a apalpação, que consiste no contato manual. Nessa parte a esteticista descobre o que a pele necessita, nutrição, hidratação, se está brilhosa ou opaca, o tipo do músculo, se há cicatrizes e, finalizando, com os testes de capacidade de seu cliente em relação a algum sistema do corpo dele.

NOS TESTES DE ANAMNESE, PODEMOS ENCONTRAR VÁRIOS ITENS OBRIGATÓRIOS. SÃO ELES:
Data: dia, mês e ano que o cliente te procurou. Dia que o avaliador viu o seu cliente pela primeira vez.
Identificação: nome, estado civil, profissão, orientação religiosa, peso e altura, telefone, endereço completo, e-mail. Enfim, tudo aquilo que possa identificar o cliente.
(QP) Queixa principal: Motivo do cliente procurar ajuda profissional. Perguntar sobre os sintomas e sinais.
Histórico: O objetivo é investigar sobre o que o cliente se queixou, a localização, quantidade, intensidade, tempo, o que agrava ou o que melhora.
Histórico patológico: Explora os tratamentos já feitos, os medicamentos em uso, as alergias.
Histórico familiar: É a ocorrência na família, dos pais e avós; condições apresentadas pelos familiares do cliente que tenham alguma relação. Nesse item entra os hábitos de vida dos clientes e o tipo de alimentação.
Histórico psicossocial: Vícios, tabagismo, bebida alcoólica, atividades físicas e a frequência com que realiza cada uma delas.
Revisão: O profissional deve entender bem de fisiologia, fisiopatologia e patologia a fim de entender o que causa isso no cliente. Buscando nos sistemas corpóreos o causador do distúrbio (pele, pelos, musculoesquelético, hematológico, manchas, sinais, cicatrizes, por exemplo). A ficha de anamnese é o momento mais importante do atendimento ao cliente e é fundamental no seu tratamento. Na hora da entrevista não economize em perguntas, assim ficará mais fácil identificar de forma correta o problema e achar o melhor tratamento.

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